You are currently viewing Ataque de Cibercriminosos na Original Software

Ataque sofrido em maio de 2022. Saiba mais

No início de maio a Original Software foi vítima de ataque de hackers e sofreu um crime de invasão em seus servidores e back-ups. Mesmo seguindo à risca todo o procedimento de segurança, com a invasão, se deparou com a solicitação de resgate e ameaças vindas do Hackers.

A Original acionou os órgãos competentes para seguir com os procedimentos necessários. E aí que depararam com, ainda, falta de ferramentas destes órgãos em conseguirem rastrear os endereços dos “cibercriminosos” e detê-los.

Infelizmente os ataques dos “cibercriminosos” é um problema cada vez mais comum nas empresas e funciona como uma indústria em crescimento a todo vapor. Um ataque cibernético pode ser definido como uma ação praticada por hackers, que consiste na transmissão de vírus que infectam, criptografam e danificam dados de computadores e bancos de dados das empresas (*). Com os dados Criptografados, os criminosos exigem dinheiro das empresas, e, se as mesmas pagarem eles liberam os dados (e não é sempre que liberam tudo).

Em 2020, com a crise da pandemia do novo coronavírus, o home office passou a ser regra. E somente no primeiro trimestre foram mais de 1,6 bilhão de tentativas de ataques cibernéticos, conforme dados coletados pela Fortinet. Na América Latina foram 9,7 bilhões. Um crescimento sem precedentes.

(fonte: https://olhardigital.com.br/2020/05/07/noticias/brasil-teve-mais-de-1-6-bilhao-de-ataques-ciberneticos-em-tres-meses/)

Misture a tudo isso a demora  do Governo brasileiro em tornar a (ANPD) em autarquia federal, para quem sabe assim, as empresas consigam respostas mais rápidas das competências.

Brasil está entre os cinco países do mundo que mais sofre com ataques cibernéticos, especialmente ransomware, atrás de Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e África do Sul (*). As violações deste tipo saltaram em 92% desde o início de 2021 no país. Os setores econômicos mais afetados foram a educação (alta de 615%), saúde (594%) e varejo, com aumento de 264% nas violações de segurança (*).

Diante de todo este cenário a Original Software não mediu esforços em busca das melhores ferramentas e alternativas para resolver o caso.  “Acreditamos estar  preparados  para enfrentar qualquer problema relacionado ao tema, garantindo a segurança dos parceiros e clientes”, palavras do CEO da empresa Rogério Casagrande.

Fonte: (*)https://flowti.com.br/blog/hackers-atacaram-os-dados-da-sua-empresa-explicamos-como-proceder



Leave a Reply